ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens CLIQUE AQUI
Entre em contato 51 3268-1611

NOTÍCIAS

07/10/2019

Com denúncia social e sátira, peça "O Carnaval é Nosso!" encanta no Teatro de Arena

O Carnaval é Nosso!

Está de volta aos palcos a peça "O Carnaval é Nosso!", do grupo Caixa de Pandora. Na noite de terça-feira (1º), dezenas de pessoas foram à icônica sala do Teatro de Arena, nos Altos do Viaduto Otávio Rocha, Centro Histórico da Capital, para assistir ao espetáculo. Na quarta-feira (2), outra exibição aconteceu no mesmo local.

"O Carnaval é Nosso!" conta a história de um bar inserido em uma comunidade durante a Ditadura Militar. Ameaçada de expulsão pela especulação imobiliária, vila torna-se símbolo da resistência popular através dos festejos. Para além da dureza do contexto, um prefeito charlatão, uma primeira-dama deslumbrada e um bêbado fanfarrão, por exemplo, dão os toques cômicos à peça.

Veja o álbum completo aqui, no Facebook da APCEF/RS.

"A gente pode estar tematizando um assunto como o Carnaval, mas há diversos outros aspectos relacionados: da discriminação, da anulação da alegria, de restringir as coisas que o povo gosta de fazer. Estamos, portanto, também falando de um contexto muito real e contemporâneo", diz Paulo Caetano, que além de roteirista é também ator. Ele faz o papel de Arnaldo, um eletricista e morador da comunidade que também participa da mobilização para que o tradicional Carnaval popular aconteça.

O Carnaval é Nosso!

"A evolução é notável, pois a gente sempre busca aprimorar alguns aspectos que da última vez não ficaram tão legais. Em termos de compreensão, animação, movimentação do grupo. Apresentar-se em uma sala na qual atrizes e atores ficam tão perto da plateia é maravilhoso", afirma Caetano sobre o teatro cujo palco, em forma de arena – com público nos três lados – está a poucos metros dos primeiros bancos, de modo a propiciar muita interação entre elenco e espectadores/as.

"Entendo que esta é uma peça de comunicação intensa. E esta sala do Teatro de Arena tem todo um histórico de contestação e resistência, de modo que é para nós muito importante realizar a apresentação justamente aqui", pontua.

Com direção da dramaturga Sandra Loureiro e encenado por atrizes e atores amadores, a peça estreou em outubro do ano passado, no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre.

O elenco é composto por Almeri Espíndola, Classi Bassani, Débora Nobre, Elaine Alteneter, Milton Tavares, Nara Alteneter, Nilo Motta, Paulo Caetano, Rodrigo Ribeiro, Rosemeri Nobre e Valquíria Judaber.

O Carnaval é Nosso!

Tags:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


18/03/2020

Coronavírus: conheça as medidas tomadas pela APCEF/RS

A APCEF/RS é uma entidade que age de acordo com o bem-estar de...

05/06/2020

Diálogos em Defesa da Vida discute riscos à saúde no ambiente de trabalho da Caixa em tempos de COVID-19

No dia 10 de junho, próxima quarta-feira, às 18h, apresentaremos...

05/06/2020

Live: Fórum Popular da Natureza debate avanço da megamineração no RS na segunda-feira (8)

Ao longo das próximas segundas-feira, o Comitê de Combate...

04/06/2020

Queijos, vinhos e música na live de Aniversário da APCEF/RS

  No próximo sábado, dia 13 de junho, a APCEF/RS completa...

02/06/2020

Lado a lado, mas à distância: o Aniversário da APCEF/RS vai ser diferente neste ano

Aproxima-se o aniversário da APCEF/RS, e muita gente deve estar se...