ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens CLIQUE AQUI
Entre em contato 51 3268-1611

NOTÍCIAS

15/04/2020

Ficar em casa, com a imaginação no mundo: produção literária da APCEF/RS está disponível para download

Download dos livros da APCEF/RS

Nestes dias, nos quais é imperativo ficar em casa sempre que possível, temos a oportunidade de explorar outras perspectivas das nossas rotinas. A APCEF/RS, ao longo dos últimos anos, tem dado uma atenção notável à literatura. E agora, para inspirar a quem está em isolamento social, disponibilizamos para download gratuito as obras produzidas pela Associação e lançadas recentemente.

A produção intelectual na APCEF, ficcional ou não, contempla gêneros como romance histórico, poesia, contos e artigos. A entidade oferece a associadas e associados, anualmente, oficinas de escrita criativa que, ao final, produzem obras de reconhecida qualidade estética, lançadas em feiras de diversas cidades do Rio Grande do Sul e também de fora do estado. Listamos e disponibilizamos, abaixo, alguns desses livros.

Lutz: A história da vida de José Lutzenberger, o grande ambientalista do Brasil - Die Lebensgeschichte von José Lutzenberger, des grossen Umwetschützers Brasiliens

No romance histórico, lançado em novembro de 2019, 14 escritoras e escritores narram com recursos literários a biografia do ecologista que foi pioneiro na luta pela preservação do ambiente natural.

O livro, em edição bilíngue -- em português e alemão, dois idiomas nos quais Lutzenberger se expressava -- teve produção orientada pelo escritor Alcy Cheuiche, que o define como “uma das mais fantásticas experiências literárias da minha vida". A parceria dele com APCEF já dura mais de dez anos.

Clique aqui para acessar a versão digital do livro e aqui para saber mais sobre o lançamento.

A Caixa é do Povo!

O livro reúne contos que abordam a importante atuação da Caixa e dos bancos públicos, além do significado e dos prejuízos das privatizações para a soberania do país. Também é fruto de uma oficina literária conduzida por Cheuiche, que define a obra como valiosa não somente para quem trabalha ou trabalhou na Caixa, mas para todo o Brasil: “um livro valente, bem escrito e patriota”.

O título da coletânea nasceu inspirado em um dos versos do poeta abolicionista Castro Alves, "A praça é do povo". 11 autoras e autores assinam a obra produzida na Oficina de Criação Literária "Caixa do Povo e 100% Pública" e lançada em 2018.

Acesse aqui a versão digital.

Poesia&Declamação 2018

Não é somente à prosa que escritoras e escritores se dedicam na APCEF: “Poesia&Declamação 2018” é uma coletânea de poemas produzidos  na Oficina de Criação Literária "Poesia e Declamação" ministrada por Alcy Cheuiche de outubro de 2017 a agosto de 2018. A obra -- edição impressa com CD contendo a gravação das declamações -- é fruto do trabalho de 11 pessoas.

Leia o livro aqui.

A Casa do João de Barro

Em 2013, a APCEF completou seus 60 anos de existência, com muitas lutas e conquistas para empregadas e empregados da Caixa. Para celebrar o momento, alunos/as da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche reuniram-se para a produção de um livro que retoma as seis décadas de existência da entidade.

Trata-se de um panorama da história brasileira contado por trabalhadores e trabalhadoras, passando por momentos marcantes como a morte de Getúlio Vargas; a eleição de Juscelino Kubitschek e João Goulart; o movimento da legalidade; o Golpe de 1964 e a resistência à ditadura; a primeira greve da história da Caixa, a era Collor, as privatizações de Fernando Henrique e a eleição de Lula.

Acesse aqui a obra completa.

Em Defesa do Bem Comum

Para quem se interessa pelas narrativas não-ficcionais, oferecemos também o livro “Em Defesa do Bem Comum”, uma coletânea de artigos que nasceram a partir de encontros, seminários e eventos de formação promovidos pela APCEF desde 2016.

Estão presentes temas como a educação para o Bem Comum, a importância dos bancos públicos, os bens comuns naturais e intelectuais, o direito ao trabalho e à cidade, os direitos humanos e a resistência à lógica neoliberal de mercantilização de todas as esferas da vida. Cada capítulo apresenta assuntos que permitem leituras em separado, mas traços similares, da defesa do bem comum e da justiça social, são os fios condutores da coleção.

Acesse-o aqui (no site da Tomo Editorial).

Tags:

  • #Oficinas, #CAIXA 100% PÚBLICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


18/03/2020

Coronavírus: conheça as medidas tomadas pela APCEF/RS

A APCEF/RS é uma entidade que age de acordo com o bem-estar de...

31/07/2020

"Complexidade Ambiental: um novo olhar sobre a saúde" no Diálogos em Defesa da Vida

A série "Diálogos em Defesa da Vida, Saúde é...

28/07/2020

Pela liberdade de expressão: APCEF/RS presta solidariedade à Juíza Valdete Souto Severo

A APCEF/RS presta solidariedade à juíza trabalhista Valdete...

24/07/2020

Diálogos em Defesa da Vida debate diretrizes do SUS e impactos das desigualdades na pandemia da COVID-19

Seguindo com a proposta interdisciplinar de abordar semanalmente o enfrentamento...